ENSINO FUNDAMENTAL

Nessa fase do aprendizado, o aluno é estimulado ao desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, da criatividade e da sensibilidade estética. Por isso é orientado e tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma criativa, dinâmica e prazerosa.

Ao ingressar no Ensino Fundamental, o aluno é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los. Para isso a escola tem por finalidade a formação básica do cidadão mediante:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

 

  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

 

  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

 

  • A valorização da cultura local/ regional e sua múltiplas relações com os contextos nacional/global;

 

  • O respeito à diversidade, étnica, de gênero e de orientação sexual, de credo e de ideologia;

A carga horária mínima do Ensino Fundamental será de 800 (oitocentas) horas anuais, distribuídas em 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

A concepção de cada disciplina, os objetivos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como a metodologia de ensino, estão explicitados na Proposta Político Pedagógica.